TRT-1 promove capacitação voltada à inovação

TRT-1 promove capacitação voltada à inovação

Desenvolver a capacidade de inovação no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1). Com esse objetivo geral, estão sendo realizados, no prédio-sede, dois cursos contratados pelo tribunal por iniciativa do Subcomitê de Inovação. 

Patrícia Vianna de Medeiros Ribeiro, que representou a AJUTRA, foi vice coordenadora do comitê.

Eles são voltados para magistrados(as) e servidores(as), em especial integrantes do banco do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS). 

A abertura foi realizada nesta segunda-feira (14/8), pela manhã, e contou com a presença do presidente do TRT-1, desembargador Cesar Marques Carvalho. 

O presidente destacou a importância da inovação não somente na Justiça do Trabalho, mas em todo o Poder Judiciário. “Na busca por novas ideias, nosso tribunal está fazendo convênio com outros órgãos de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, como a Justiça Federal, a Estadual e Eleitoral”, disse ele.

O coordenador do Subcomitê de Inovação, desembargador Rogério Lucas Martins, observou que o futuro é agora, tendo em vista a velocidade com que as transformações ocorrem nos dias de hoje. Segundo ele, o investimento em capacitação é importante para criar um campo propício para o processamento de ideias. “Fico entusiasmado de ser um facilitador desse processo”, concluiu o magistrado.  

Na sequência, o desembargador José Luis Campos Xavier, gestor do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação, destacou que o tribunal está avançando cada vez mais na construção de soluções no campo da informática. “Hoje conseguimos fazer muito mais em muito menos tempo”, constatou.  Também participaram da abertura da capacitação a juíza do Trabalho Patrícia Vianna de Medeiros Ribeiro, vice-coordenadora do Subcomitê de Inovação, e a servidora Priscila Rodrigues da Silva, gestora da Coordenadoria de Coordenadoria de Apoio à Governança Institucional (Cagi)

No total, foram 47 inscritos para a capacitação, ministrada pela WeGov, instituição com expertise no setor público desde 2015. Nesta segunda e na terça-feira (14 e 15/8), das 9h às 18h, está sendo realizada a “Oficina de Inovação”, cuja finalidade é auxiliar na facilitação do processo de construção da inovação a partir de desafios reais de cada área. Já na quarta e na quinta-feira (16 e 17/8), no mesmo horário, serão abordados, na oficina “Let´s Gov”, os temas mais importantes relacionados à inovação no setor público, a partir de uma perspectiva mais gerencial: inovação organizacional, ambientes de inovação e laboratórios no setor público.


André Tamura, da WeGov, minista palestra no primeiro dia da Oficina de Inovação

Sobre o banco de Laboratoristas do tribunal

O banco de laboratoristas do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do tribunal (LIODS - TRT-1) conta com 64 integrantes - sete magistrados(as) e 57 servidores(as) - que atuarão em projetos que contribuam para a otimização dos processos de trabalho e para o aprimoramento da prestação jurisdicional no âmbito do tribunal, utilizando metodologias ágeis, recursos tecnológicos e abordagens de pensamento criativo, coletivo e colaborativo.

As ações promovidas pelo laboratório, sob a condução do Subcomitê de Inovação, devem estar alinhadas à Política de Gestão da Inovação (link para outro sítio), com o objetivo de tornar o ambiente de atuação do tribunal propício à concepção de ideias inovadoras, seu desenvolvimento e materialização, assim como para sua oferta à sociedade, na forma de produto, processo, serviço, modelo de negócio ou tecnologia.

Confira aqui a atual composição do Subcomitê de Inovação.  (link para outro sítio)