A Prefeitura de Maricá criou o projeto de um Centro Cívico, que vai reunir prédios de órgãos públicos, com o objetivo de centralizar serviços, dinamizar uma região específica e desafogar o centro da cidade. Nesta segunda-feira (27/11), o procurador-geral do município, Fabricio Porto, e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), desembargador Cesar Marques Carvalho, deram início às tratativas para a assinatura de um convênio com vistas à instalação de uma nova sede para a Vara do Trabalho de Maricá nesse Centro Cívico. A reunião foi realizada no gabinete da Presidência, no prédio-sede do TRT-1.
Convênios com a mesma finalidade já foram assinados pelos seguintes órgãos: Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal Regional Eleitoral e Procuradoria Municipal. Ficou acordado que o TRT-1 encaminhará à Prefeitura um projeto com os requisitos básicos para a construção do prédio que abrigará a 1ª Vara do Trabalho de Maricá.
“O centro do município de Maricá já não comporta a movimentação de hoje, com o crescimento da cidade, que se reflete no congestionamento do trânsito. O Centro Cívico possibilitará que a população resolva diversas questões em um só lugar”, observou o procurador-geral Fabricio Porto. Segundo ele, a região será abastecida de transporte e estacionamento público e área de lazer, tornando-se atrativa para o incremento do comércio e com potencial de desenvolvimento. A área fica na altura do km 17,5 da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e tem sido objeto de obras de infraestrutura.
De acordo com o presidente do TRT-1, desembargador Cesar Marques Carvalho, o projeto apresentado pela Primeira Região terá em vista instalações mais acessíveis e adequadas para magistrados(as), servidores(as), advogados(as) e jurisdicionados(as).