O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) realizou o I Encontro Regional Sudeste do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, realizado nos dias 4 e 5/4/2024.
A Juíza Patrícia Medeiros, presidente da Associação dos Juízes do Trabalho (Ajutra), integrou a mesa de abertura, juntamente com gestores e autoridades de alta relevância para a Justiça do Trabalho, como o Presidente do TRT-1, Desembargador Cesar Marques de Carvalho e o Desembargador José Luís Xavier.
Em seu discurso de abertura, o Presidente do TRT-1, Desembargador Cesar Marques de Carvalho deu grande destaque para a realidade de muitas crianças em situação de trabalho degradante.
A Juíza Patricia Medeiros, Presidente da AJUTRA, em seu pronunciamento, alertou para os cuidados que devem ser observados na aprendizagem, e que devem cortar na origem, capacitismos, tendo destacado que " cuidar das nossas crianças agora significa prevenir que não nos deparemos, mais tarde, com adultos feridos, totalmente incapazes de reconhecer e respeitar a dignidade alheia. Ao assegurarmos a proteção e o desenvolvimento integral das crianças, estamos construindo alicerces para uma sociedade e um mundo melhores, onde cada indivíduo é valorizado e respeitado em suas capacidades. Aliás, aproveito o ensejo para termos atenção com capacitismos já em sede de estímulo à aprendizagem. Digamos não ao vil capacitismo em sua gênese."
Asseverou, por fim: "Que nossas ações e deliberações neste encontro reafirmem nosso compromisso com a justiça social e a construção de um futuro melhor para a humanidade".
O evento contou assim, com a participação de diversos associados da AJUTRA, destacando-se o Desembargador Presidente do TRT-1, Desembargador Cesar Marques Carvalho, o Desembargador José Luis Campos Xavier e a Juíza Joana Guerreiro, que proferiram discursos sobre a questão que demanda grande atenção por parte da sociedade.
Tal encontro foi o resultado da cooperação entre os gestores do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e da Escola Judicial do TRT-1, e enfatizou o compromisso com a erradicação do trabalho infantil, possibilitando a discussão sobre suas diversas dimensões.