Com o projeto “e-Garimpo”, tribunal foi premiado na categoria de “Tecnologia Judicial Inovadora - Inovações com resultados comprovados” do 1º Prêmio de Inovação do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça.
A presidente da Ajutra , juíza Patrícia Vianna de Medeiros , Vice Coordenadora do Laboratório de Inovação do TRT1 foi uma das organizadoras do evento.
Nessa sexta-feira (13/9), o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) conquistou, com o projeto “e-Garimpo”, o terceiro lugar na categoria de “Tecnologia Judicial Inovadora - Inovações com resultados comprovados” do 1º Prêmio de Inovação do Poder Judiciário. A premiação ocorreu no encerramento do 4º Festival de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (Festlabs), encontro anual promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que incentiva a gestão da inovação no âmbito do Poder Judiciário. O FestLabs aconteceu de 11 a 13/9 na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
Desenvolvido pelo TRT-RJ, o e-Garimpo - inserido no Laboratório de Inovação do tribunal (Lirio) - automatiza a oferta de saldos entre processos que, a princípio, tramitam no mesmo tribunal em face do mesmo devedor, organizando os credores por critérios de antiguidade e preferência legal.
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) foi o vencedor na categoria Tecnologia Judicial Inovadora, com os resultados da prática “Pangea”. A ferramenta introduz tecnologia no compartilhamento de precedentes regionais entre tribunais conveniados e, principalmente, de suas análises sobre a jurisprudência consolidada nos tribunais superiores.
À esquerda, o juiz do Trabalho André Villela e a servidora Priscila Rodrigues da Silva, ambos do Laboratório de Inovação do TRT-RJ, com a conselheira do CNJ Daniela Madeira, com o certificado do prêmio; à direita, o desembargador do TRT-RJ e conselheiro do CNJ, Alexandre Teixeira, e o vice-presidente do TRT-RJ, desembargador Roque Lucarelli, entregam prêmio ao representante de uma das iniciativas vencedoras
Ao todo, o Prêmio Inovação do Poder Judiciário recebeu 285 inscrições de projetos desenvolvidos por tribunais de todos os ramos de Justiça e com temas, principalmente, voltados às áreas de automação de rotinas, inteligência artificial, integração com o ChatGPT e linguagem simples.
O FestLabs contou com o apoio do Fórum do Poder Judiciário do Rio de Janeiro (Fojurj), formado pelo TRT-RJ, Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) e TJRJ.
Premiação do CSJT
O Laboratório de Inovação do TRT-RJ, por conta do e-Garimpo, será premiado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em cerimônia que será realizada em Natal, nesta quarta e quinta-feira (18 e 19/9).
Confira os(as) membros(as) da equipe responsável pelo e-Garimpo:
Juiz André Gustavo Bittencourt Villela - Juiz titular da 8ª Vara do Trabalho (VT) de Niterói;
Ricardo Kathar Junior - diretor de secretaria da 64ª VT do Rio de Janeiro;
Fernanda Carneiro Baracat - diretora de secretaria da 59ª VT do Rio de Janeiro;
Osvaldo Luis Abreu de Oliveira - servidor da Secretaria-Geral Judiciária;
Daniel Gonzalez de Santanna - chefe da Divisão de Apoio Judiciário;
Erika Sequeiros Pereira das Neves - servidora da Divisão de Sistemas Judiciais (Dijud);
Catia Fernandes - chefe da Dijud;
Antonyonne Soares Bessa - servidor da Dijud;
Daniel da Silva Camara - servidor da Dijud;
Priscila Rodrigues da Silva - coordenadora da Coordenadoria de Apoio à Governança Institucional;
Janubia Rodrigues Almeida de Castro - Secretária-Geral da Secretaria da Corregedoria Regional.