AJUTRA NA POSSE DA AMB

AJUTRA NA POSSE DA AMB

Comprometendo-se com a promoção do diálogo entre os poderes e a valorização da magistratura, a juíza Renata Gil de Alcântara Videira tomou posse na noite de quarta-feira (11) como presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para o triênio 2020-2022. Ela substitui Jayme de Oliveira Neto.

A posse, ocorrida no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, foi prestigiada pela diretoria da Ajutra: o presidente Otavio Calvet, a vice-presidente Claudia Marcia de Carvalho Soares, a vice-presidente adjunta Maria Thereza da Costa Prata e a diretora financeira Roberta Torres da Rocha Guimarães. Claudia Marcia, integrando também a diretoria da AMB, tomou posse como diretora adjunta da Escola Nacional da Magistratura (ENM) representando a Justiça do Trabalho. O associado da Ajutra, Maurício Pizarro Drummond, também foi empossado no cargo de vice-presidente.

Segundo Calvet, a nova diretoria da AMB chega plenamente preparada para a missão de manter o protagonismo do judiciário e lutar contra tentativas de intimidar a magistratura, como a Lei do Abuso de Autoridade, entre outras questões relevantes no momento para juízes de todo o país.

Juíza há 21 anos, Renata Gil foi presidente da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj) e vice-presidente da AMB nos triênios 2011-2013 e 2017-2019. Titular da 40º Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro desde 2008, ela atuou em diferentes municípios no interior do Estado do Rio. Com a posse, tornou-se a primeira mulher a presidir a associação federal. “Fui a primeira mulher a concorrer à presidência da AMB. Eleita com quase 80% dos votos, carrego em meus ombros o desafio da representação feminina da Magistratura”, disse.

Nas fotos, a diretoria da Ajutra com Renata Gil, Maurício Pizarro Drummond e o ministro Aloysio Correa da Veiga, novo corregedor do Tribunal Superior do Trabalho (TST).