O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ), junto do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), promoveu, na última quarta-feira (9/4), em seu prédio-sede, a audiência coletiva “Mudanças Climáticas e Impactos no Meio Ambiente do Trabalho”. O evento, realizado no âmbito do movimento Abril Verde, que lembra das vítimas de acidentes de trabalho - contou com o apoio da Escola Judicial do TRT-RJ (Ejud1).
Em um auditório lotado, os participantes puderam entender mais sobre como a problemática ambiental afeta a vida e a saúde dos trabalhadores.
A mesa de abertura da audiência pública teve a presença do presidente do TRT-RJ, desembargador Roque Lucarelli, do vice-presidente do TRT-RJ e coordenador do Subcomitê de Responsabilidade Socioambiental do TRT-RJ, desembargador Leonardo Pacheco; da gestora de segundo grau do Programa Trabalho Seguro do TRT-RJ, desembargadora Maria Aparecida Coutinho Magalhães; da diretora da Escola Judicial do TRT-RJ, desembargadora Sayonara Grillo Coutinho; representando o MPT-RJ, a vice-procuradora chefe do órgão, Isabela Maul Miranda de Mendonça, e a Procuradora do Trabalho, Luciene Rezende Vasconcelos.
O primeiro painel de discussão teve a mediação da juíza do Trabalho Flavia Nobrega, gestora de primeiro grau do Programa Trabalho Seguro do TRT-RJ e as palestras da deputada estadual e presidente da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Dani Balbi, e da Procuradora do Trabalho Juliane Mombelli, vice-coordenadora nacional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat) do MPT.
Mediado pela gestora de segundo grau do Programa Trabalho Seguro do TRT-RJ, desembargadora Maria Aparecida Coutinho Magalhães, o segundo painel foi aberto pela coordenadora regional da Codemat, Procuradora do Trabalho Luciene Rezende Vasconcelos, que fez a divulgação da Recomendação MPT/GT Mudanças Climáticas.
A segunda e terceira palestras foram, respectivamente, da auditora fiscal do trabalho e coordenadora do projeto de Construção Civil do Ministério do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro, Karla de Almeida Aragão, e da médica do trabalho e professora da área de saúde do trabalhador da UFRJ - Campus Macaé/RJ, Maria Christina Rodrigues Menezes, que abordou os efeitos dos fatores ambientais na saúde.
Confira a notícia completa no site do TRT-RJ