CEJUSC do TRT/RJ passa a realizar audiências virtuais

CEJUSC do TRT/RJ passa a realizar audiências virtuais

O Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas da Capital (Cejusc-CAP) do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) vai realizar audiências de conciliação e mediação de forma virtual. A ação será adotada a partir deste mês de abril e vai se prolongar durante o período de vigência das medidas de distanciamento social decorrentes da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Para o presidente do TRT/RJ, desembargador José da Fonseca Martins Junior, o incentivo aos métodos consensuais e a retomada das audiências – de forma virtual – no Cejusc representam o compromisso inafastável da Justiça laboral com o país na pacificação e mediação das novas relações trabalhistas que se avizinham.

De acordo com o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador Cesar Marques Carvalho, a Justiça do Trabalho demonstra sua indispensabilidade como moderadora entre empregados e empregadores neste novo cenário socioeconômico. “As homologações de acordos através de audiências virtuais são um incentivo ao acesso à Justiça previsto na Constituição Federal”, afirma.

Já o juiz do trabalho Múcio Borges, coordenador do Cejusc-CAP de 1º Grau, afirma que está otimista com a efetividade desse novo canal de atendimento durante a pandemia de covid-19, como forma de continuar com os bons resultados que vêm sendo obtidos pela unidade. Segundo ele, em 2019, no Cejusc do TRT/RJ, mais de R$ 1,1 bilhão foi pago aos reclamantes por meio de acordos, o que revela a importância da aproximação dos trabalhadores e empregadores para solução dos conflitos.

As audiências virtuais de mediação e conciliação em fase processual e pré-processual deverão ser solicitadas mediante o preenchimento do formulário “Quero Conciliar” disponível no site do TRT/RJ (acesse pelo link https://bit.ly/39ABs8v) ou pelo e-mail conciliar@trt1.jus.br.